Palavra do Criador Esta na hora de ter atitude- 06/2005

Senhores criadores e membros da Associação Brasileira dos criadores de Jumentos Pêga. Senhores comprometidos com a raça Pega:

Este ano tivemos algumas boas modificações, pleiteadas por mim a muito tempo como a valorização do andamento, da marcha.Pois se não fosse minha constante batalha o andamento não teria pontuação nos julgamentos de jumentos Pêga.

O julgamento desta exposição mais uma vez foi oscilante sem diretriz e de várias interpretações para situações gêmeas. Volto a insistir no sistema de notas como na raça que mais cresce no Brasil que é a raça crioula.

Pode parecer que apenas sou crítico, mas o faço, para ser construtivo, para engrandecer a nossa associação.

Como prometi no ano passado vou e estou lutando para fazer da ABCJPÊGA uma associação seria e respeitada.

Colocaram quatro juizes para julgar, o que acho difícil, o melhor seriam três, para evitar o empate entre eles e assim ficarem mais a vontade em seu julgamento.

Não posso concordar com o desempate para asininos ser a morfologia e para muares ser o andamento. Nas duas situações TEM que ser o andamento priorizado, no caso de empate o andamento tem que ter peso maior, afinal de contas para que serve uma raça de marchadores.

Estamos perdendo também uma grande oportunidade de aprendizado não tendo o Senhor Jose Maurílio julgando em nacionais por ser ele o maior conhecedor, em atividade, da raça pêga, pois, o outro grande mestre que é o Sr. Hernane Cordeiro infelizmente não julga mais Pêgas. Não que os atuais juizes não sejam capazes, ao contrario, SÃO bons juizes e criteriosos, mas, temos que aproveitar ao máximo a grande capacidade do Sr. Jose Maurílio de Oliveira.
Quem cria jumentos na sua maioria é apaixonado pelos seus animais, então chega de tanto ser maltratado, de tanto protegerem animais de alguns e de penalizar de outros , vamos trabalhar para justiça, honestidade e imparcialidade.

Ricardo Abate Filho,
Araguaína, TO, 16 de junho de 2005.
Criatório Jumentos Raf
Obrigado por sua visita!