Palavra do Criador Definir uma raça por completo.02/2007

Bom dia Srs. e Sras. criadores e admiradores da raça Pêga,
Tenho pautado meu criatório na seleção de jumentos e muares marchadores e comodos de sela durante estes já quase 20 anos, e já consegui homogeneidade de andamento em praticamente todas as minhas matrizes e crias.
Claro que em uma associação existem diferentes pontos de vista pois é composta de varios criadores. Porém, acho que mesmo tendo varios pontos de vista em relação a varios topicos, teremos que nos reunir e definir o que queremos para a raça pêga, e é claro nunca o TROTE, jamais. Qual o jumento ideal, qual o andamento principal para a raça.
Gostaria que todos os pêgas fossem identificados não somente pela morfologia mas tambem pelo andamento. Eu procuro fazer isto em meu criatorio, logo logo quando virem um jumento com andamento lateral equilibrado poderão arriscar em dizer que é do Criatório Jumentos RAF, com pouca margem de erro até porque outros criadores tambem tem alguns exemplares.
Então o que proponho e que a ABCJPêga assuma sua função e defina atraves de consulta aos seus membros, mas a todos os seus membros e não apenas a um grupo dominante, qual o andamento que representa a raça, que identifica a raça, que define um pêga. As variações de andamento desde que comodas e claro com triplice apoio definido , serão aceitas normalmente , mas assim teriamos um andamento que retrata e identifica um Pêga, aqui no Brasil e tambem para os consumidores de qualquer parte do mundo.
Minha luta pelo bom andamento e sua valorização é constante e apesar de outras pessoas estarem assumindo a paternidade desta luta o que importa realmente é o bem e a evolução da raça Pêga.
Acho que criadores e principalmente juizes tem que falar a mesma lingua, temos que juntos trabalhar para um só objetivo.
Juntamente com MINHA BANDEIRA do andamento tenho outras que já tenho dito a alguns anos que certamente ajudariam nesta coesão de nossos membros e juizes.
Tenho recebido varios e-mails de pessoas que não sabem qual o andamento ideal para um jumento pêga, digo-lhes que na minha opnião é o andamento LATERAL equilibrado, pois dele se vai para outros tambem comodos ate a marcha batida que já esta a um passo do trote, e por isto mesmo que penso assim, definir o andamento ideal para identificar um Pêga como sendo o andamento lateral equilibrado.
Praticamente todas as raças de marchadores no mundo tem além de sua morfologia o seu andamento especifico, nós cridores de jumento Pêga temos que tambem selecionar um andamento para esta identificação.
Se formos analizar mais profundamente até mesmo na morfologia temos problemas pois , se pegarmos 10 criatorios veremos animais muito diferentes entre estes criatorios.
Acredito que um modelo de morfologia e de andamento eleito pela maioria dos associados seria o caminho que deveriamos seguir pelos proximos anos ate conseguirmos uma certa homogeneidade de todos os pêgas.

Ricardo Abate Filho
Araguaina TO 05 de fevereiro de 2007
Criatório Jumentos RAF
Obrigado por sua Visita!