Palavra do Criador A função 07/2006

Meu pensamento sobre marchadores é muito claro, tem que marchar.
Todos os seres tem sua função e no caso no jumento pêga esta função é a marcha.
Se o jumento pêga não for marchador por que criar pêgas? Seria muito melhor termos os jumentos italianos ou mesmo o mammoth americano pois se não ligarmos para a marcha macia e aceitarmos o TROTE, eles são muito mais fortes e eficientes em suas funções de tração e carga.
Por isto minha preocupação com os rumos de meu criatorio porque a maior função do jumento pêga que é a marcha , sendo ela picada , batida ou de centro, tem que ser comoda e macia.
Beleza como já dizia o poeta é fundamental, mas no caso de marchadores, marcha (FUNÇÃO) é fundamental e beleza é o complemento por todos desejada.
Quando comecei a criar pêgas não sabia nada sobre eles , mas sabia sobre marcha, e assim pautei meu criatório, na marcha.
Claro que procuro a beleza mas é muito difícil na hora de comprar reprodutores pois , como procuro não fazer consanguinidade, e os crIatórios de hoje são em sua maioria o resultado de tantos anos dando atenção apenas para a morfologia por indicação ou falta dela pela ABCJPÊGA e desprezando ou melhor não dando importância a marcha, e assim sendo existem dezenas de jumentos pêga maravilhosos mas infelizmente trotadores.
Tenho certeza de que não errei em priorizar a boa marcha , sou sabedor que as pessoas estão acordando pois ninguém sente prazer em cavalgar um animal TROTADOR.

Ricardo Abate Filho
Araguaina TO ,07 de julho de 2006
Criatório Jumentos Raf
Obrigado pela sua visita!